Neste dia 14 de julho, tivemos uma visita ilustre no Museu Memórias do Alto: o norte-americano Thomas Miller, que morou em Alto do Rodrigues há algumas décadas e veio até o museu no intuito de reconstruir algumas de suas memórias.
A visita teve a feliz intermediação de Gené Dantas, assessora técnica da Prefeitura Municipal de Alto do Rodrigues até o ano de 2024.
Thomas Miller formou-se em agronomia pela Universidade da Califórnia e veio ao Brasil através de um programa desta universidade para realizar pesquisa na área de horticultura. O seu trabalho, em particular, tratou do uso da compostagem de palha de carnaúba em práticas agrícolas, o que chamamos popularmente de “paú” (palavra de origem indígena), muito usado em “palanques” de hortaliças, vasos de plantas, canteiros, entre outras situações, algumas vezes misturado ao esterco bovino. Em certo momento, pontuou que o uso da palha de carnaúba triturada como cobertura de solo tem a peculiaridade de evitar o crescimento de ervas daninhas, evitando o uso de herbicidas químicos.
Ele esteve em Alto do Rodrigues no tempo do prefeito Chico Eliseu e costumava ir barbear-se com o senhor Valdemar, pai da professora Paizinha, ambos já falecidos. Foi na mesma época em que o pastor batista Fred McClanahan esteve em atividade missionária na vizinha cidade de Carnaubais, assim como o senhor David Smith, que comandava o empreendimento agrícola conhecido como Agroknow no município de Assú. O senhor Thomas Miller conviveu com os dois.
Declarou ter ainda fotografias do período. Apesar de este recurso ser algo um tanto raro entre os moradores nativos, o senhor Thomas Miller não tinha esse problema, pois possuía câmera, filmadora e, até mesmo, uma máquina de fazer sorvete, vantagens que sua condição de pesquisador norte-americano vinculado a uma grande universidade lhe garantiam. Ficou de procurar em seus arquivos algumas imagens e documentos e encaminhar ao Museu Memórias do Alto.
Lamentou que o atual presidente norte-americano (Donald Trump) seja tão hostil a imigrantes, o que lhe deixa extremamente constrangido, quando lembra de quão bem acolhido foi pelos brasileiros, especificamente, pelos altorrodriguenses.
Antes de ir embora, declarou a intenção de trazer uma neta para conhecer o lugar onde viveu e do qual carrega boas lembranças.
Aguardamos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário