No dia 24 de março de 2004, durante as atividades festivas que antecipam o aniversário de emancipação política de Alto do Rodrigues, 28 de março, foi inaugurado o Ambiente Cultural Professora Dona Tiquinha.
A fundação deste Ambiente Cultural se deu mediante a necessidade de se fazer um resgate histórico do município de Alto do Rodrigues, relacionando o seu presente com o passado.
Essa ideia surgiu após a Semana da Cultura, realizada na Escola Municipal de 1º e 2º Graus Monsenhor Walfredo Gurgel, que apresentou o seguinte tema: O Alto do Rodrigues e sua Origem. Já tendo um certo acervo, fazia-se necessário um local para colocar esse material. Foi então que as professoras Maria Barbosa Gomes, Norma Araújo Rodrigues e Marly Rodrigues Barbosa procuraram o prefeito Abelardo Rodrigues Filho e pediram apoio para que o Ambiente Cultural fosse fundado. Recebido o apoio necessário, estava realizado o desejo das professoras.
O nome “Dona Tiquinha” foi dado ao Ambiente Cultural em homenagem à professora Francisca Lopes do Nascimento, conhecida carinhosamente por “D. Tiquinha”. Essa professora está inserida na história de Alto do Rodrigues pelo trabalho em prol da educação, informando e formando crianças, adolescentes, jovens e adultos, também na parte social e religiosa.
Dona Tiquinha trabalhou numa escola isolada de 1947 a 1961, período em que Alto do Rodrigues pertencia ao município de Macau e, depois, ao município de Pendências. Ela era muito dinâmica, incentivava os seus alunos a participarem de grupos sociais ligados à Igreja Católica e à Nossa Senhora do Rosário.
Texto: Acervo do Museu Memórias
do Alto

Nenhum comentário:
Postar um comentário